quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ensino superior no Canadá

E aê galera!!! Tudo tranquilo?

Hoje eu vou falar sobre o ensino superior no Canadá. O país, de fato, possui uma grande variedade de Universidades e escolas superiores (University College) espalhadas por todas as províncias. As universidades são internacionalmente reconhecidas pela qualidade de ensino e pesquisa e os diplomas são equivalentes aos das universidades americanas. Elas são amplamentes financiadas com recursos públicos e, por consequência, são de qualidade elevada independentemente da localização ou área de estudo. Além disso, todas detêm um elevado grau de autonomia acadêmica. Porém, apesar de serem consideradas públicas, os alunos pagam para estudar nas universidades aqui (varia de CAD$5.000 a CAD$15.000 anuais para estudantes canadenses, a depender do programa. Cursos profissionais como medicina, odontologia, direito e MBAs custam geralmente mais. Mestrados e doutorados também são um pouco mais caros. Estudantes internacionais escolhem entre dar uma facada ou um tiro na cabeça, pagando o dobro disso). Clique aqui para ver a média do valor gasto anual com "mensalidade" num programa de graduação e aqui para ver esse gasto separado por curso.

O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar ou ditar as regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios canadenses. Aqui, após concluir o ensino secundário (secondary school), o sujeito pode buscar um diploma ou certificado obtidos, em regra, nos cursos oferecidos por Colleges ou ir atrás de um Bachelor's Degree em uma universidade. Também há a possibilidade de se fazer um Apprenticeship (algo como um profissionalizante ou curso técnico). A duração dos estudos varia de 1 a 4 anos a depender de qual deles você escolher.

No Canadá, curso superior é dividido em Undergraduate (graduação) e Graduate (pós-graduação). Estudos de graduação podem conferir ao candidato o título de Associate degree em dois anos e Bachalor's degree em quatro. Estudos de pós-graduação são os mestrados (Masters) e doutorados (doctorate ou Ph.D). Algumas instituições educacionais já oferecem programas de pós-doutorado. Mestrados subdividem-se em M.A. (Master of Arts) para estudos na área das ciências humanas e M.Sc (Master of Science) na área das ciências naturais e exatas, sendo oferecido num grande número de áreas de estudo. 

Visão geral do ensino no Canadá
É comum se fazer um mestrado numa universidade e um doutorado em outra, ou um mestrado com ênfase numa área e um doutorado noutra, como forma de enriquecer a formação acadêmica. Isso pode aumentar um pouco o número de créditos e o tempo necessário para conclusão dos cursos, mas nào deixa de representar uma foração acadêmica mais ampla. O tempo de um programa de mestrado é normalmente de 3 a 4 semestres e um doutorado, 4 semestres adicionais. Para fazer uma comparação entre os sistemas educacionais do Brasil com o americano (e também canadense) e o inglês, clique aqui.

Grande abraço!!!



Nenhum comentário: