quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TENSO - Parte 2

Fala galerinha!!!!

Finalmente consegui achar um tempo para escrever novamente. Acho que vou ter que aprender a lidar com isso daqui pra frente, caso queira mesmo manter esse blog atualizado e vocês informados sobre os últimos acontecimentos da Toca. O fato é que estou no meu terceiro dia no Canadá, mas realmente preciso compartilhar um episódio anterior à minha chegada. Ainda no clima de tensão, vamos a ele.

Após a conversa com a amável oficial do Consulado Canadense (um beijo especialmente para você, "minha senhora"), recebi um número de processo para poder proceder com os exames médicos necessários para a obtenção de um visto para um período superior a 6 meses. Já no dia seguinte liguei para o único médico credenciado em Salvador para poder marcar uma consulta. A previsão inicial era de conseguir um horário em sete dias (lembrando que, nesse momento, eu só tinha mais duas semanas até o dia pretendido de minha viagem, 27 de Agosto, com o visto e passaporte em mãos). Tive que abrir a minha vida e meu coração para a secretária do doutor, além de mostrar todo o meu desespero e aflição, para poder marcar para o mesmo dia a consulta.

Mesmo após eu ter me antecipado ao consulado e ter feito um check-up geral com TODOS os exames importantes numa situação dessas, tive que ouvir do médico que nenhum desses exames seria válido, a não ser os que eu faria na própria clínica credenciada. Não preciso dizer que tais exames custaram mais de 100% do valor dos que eu já tinha feito, fora os R$200 da consulta. Ah, acontece, galera.

Assim, quase uma semana depois, retornei à clínica para pegar a minha cópia dos resultados e pagar (Yes, baby) o envio dos resultados para as autoridades de imigração Canadense, em Trinidad e Tobago (É, também me perguntei o mesmo que vocês..). Nessa bricadeirinha, mais R$180 para que os exames chegassem em até 3 dias em Porto Espanha. Daí então, eles teriam mais 48 horas para mandar um aval para o Consulado em São Paulo e este mais alguns dias para emitirem o meu visto e devolverem o meu passaporte. Ufa!

Bueno, não foram três dias, mas quatro até eu receber a confirmação da chegada dos danados dos exames na ilha Caribenha e mais três até eu receber a ligação da agência de turismo, que me auxiliou nesse processo, dizendo que o visto finalmente tinha saído.. e em tempo recorde. Já era sexta-feira, dia 27 de Agosto e eu só havia conseguido marcar o vôo para o Domingo, dia 29. O horário do Sedex 10 já havia vencido e o despachante da agência ainda tinha que me enviar o passaporte com o visto. A alternativa escolhida foi mandar tudo através da TAM Express. O pacote chegaria em Salvador no Sábado, às 16:00 hrs.

Feliz da vida, cheguei no dia seguinte no Terminal de Cargas da TAM para buscar a tão esperada encomenda, até ser surpreendido pela atendente (muito educada e solícita, por sinal), dizendo que não havia nem sinal de envio de tal documentação. Han??? Como assim, mamãe? Começa aqui o momento "Se vira nos 30, mané".

Resumindo a obra de arte, após 4 horas de espera e com a importantíssima ajuda do amigo Mateus, que ligou para o SAC da TAM, descobri que nenhum passaporte pode ser enviado dessa forma. Assim, o documento ficaria retido em São Paulo até segunda-feira, quando seria então devolvido para o remetente, no caso, o despachante. Ninguém, além do próprio remetente ou o destinatário, poderia retirá-lo de lá. A minha primeira reação? Dizer num alto e bom tom a mais relaxante e sábia expressão de desespero: F U D E U!!!!!

Como nem a empresa despachante (por falta de recurso humano), nem outra pessoa poderia fazer isso pra mim, sobrou pra mim mesmo a agradável tarefa de organizar a busca do passaporte a tempo de embarcar para Toronto. Então, no dia 29 de Agosto de 2010, sai às 11:40 hr. de Salvador com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, guardei minhas malas no guarda-volumes do aeroporto às 14:30 hr., peguei o ônibus da TAM às 15:30 hr. em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de lá peguei um taxi às 16:30 hr. para o Terminal de cargas da TAM, onde resgatei o meu Passaporte com o maravilhoso visto de 2 anos e 4 meses (respira, respira, respira), peguei então um outro taxi às 16:50 hr. voltando ao Aeroporto de Congonhas, chegando a tempo de pegar às 17:00 hr. o mesmo ônibus da TAM com direção ao aeroporto de Guarulhos, no qual cheguei uma hora depois e a tempo de fazer o check-in para o meu vôo. E aí papai, é emoção suficiente antes de uma viagem de 10 horas? Como diz um grande amigo,  TENSO, porem EMOCIONANTE!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

O melhor de tudo é quando a tensão passa, rende muita história para contar ^^

E acho que em dois anos, muitas palavras vão surgir para serem postadas hehe.

Abraço =)

Unknown disse...

Vc devia escrever filme de suspense, viu man?
uheuhahueuhua
Hollywood ta te perdendo! Ainda bem que deu tudo certo... abraço

Bidu disse...

Concordo com Leozão!! Consegui sentir toda a tensão do momento!!! hehuehue Correria totaal!
Mas no final tudo deu certo e agora é só alegria, e escrever mais pros amigos...Quero novidades daí agora!!
Beijoo

Luane disse...

Ufa...
Cansei junto com vc.
Isso é pra dar mais valor ainda a essa viagem! rs
E não abandona o blog não... tô adorando! rs

Anônimo disse...

Caraca,
quantas emoções!!!
Tenso tb foi ficar sem notícias esses dias todo; sem saber o que tinha rolado...
Bom saber que deu td certo.

Abração cara.
Some não.
V.

Anônimo disse...

Lembrei de como me senti qd o meu diploma nao foi entregue na data combinada... tive que correr atras de uma procuracao para q meu avo pudesse encaminha-lo ao tradutor enquanto eu ia para Brasilia pegar o visto...rs
Eh incrivel como sempre tem que existir algum stress antes da viagem....

Beijao e sucesso aih!

Aninha