sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Gestão Desportiva?

Alguns de vocês devem ter se perguntado esses dias, "mas David, que loucura é essa? Por que gestão desportiva? Alooou!!!". Por mais estranheza que essa escolha possa causar, ela não é simplesmente uma ideia nova e com data certa para ir embora. Ao contrário, a vontade de trabalhar aliando gestão e esporte mexe com minha cabeça há pelo menos 10 anos, quando "perdia" o meu intervalo no colégio desenhando numa folha de papel o meu tão sonhado "Centro Avançado de Treinamentos".

(Pausa para risada..)
...

(...eu sei que ainda tem gente rindo aí.. pronto.)

Mas é verdade, galera. Eu perdia horas desenhando cada parte desse Centro, definindo o tamanho das instalações, layout, modalidades atendidas, enfim, tudo que um lugar com tão estrondoso porte merecesse (sim, eu penso alto). Antes que vocês digam que eu me enganei novamente de profissão e que deveria ter seguido arquitetura ou engenharia, vou logo adiantando que o que mais me fascinava não era o fato de eu desenhar, mas sim como pensar estrategicamente políticas e diretrizes para que tal empreendimento desse certo e fosse não apenas sustentável, mas lucrativo (Poliana também gosta de viajar, comer bem, comprar roupinha legal... não é?)

O tempo passa, o tempo voa... a Poupança Bameirindos nem existe mais, mas a ideia persistiu e continuou firme e forte.. hora não tão firme.. hora não tão forte, confesso. Mas à medida que eu fugia dela, eu me perdia mais em tentativas que não refletiam muito aquilo que eu de fato queria. Ainda assim, acredito que todas as experiências foram importantes na construção do que sou hoje, do que penso sobre a vida e sobre o futuro.

Hoje eu me vejo interessado em ir cada vez mais fundo na área da Gestão Desportiva (em maiúsculo pela importância que quero empregar a ela) e tenho muitos motivos pessoais para isso. Esporte é uma grande paixão e está presente em minha vida desde criança, quando comecei a nadar por conta da asma. Esporte me deu confiança, força, motivação, disciplina e saúde durante esses anos. Eu fiz amigos e visitei lindos lugares por causa do esporte e eu realmente acredito no seu maravilhoso poder para mudar vidas, e por que não, até o mundo ( lembram da história do beija-flor de Betinho?).

Outro grande motivo é a recente inclinação do Brasil por desenvolvimento e inclusão social através do esporte. Após anos e anos de expectativa (afinal, o meu avô já escutava que o Brasil era o país do futuro) o futuro parece que, aos poucos, engrena uma segunda marcha. O Brasil será cede de dois dos maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos:  A Copa do Mundo da FIFA, em 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016 - um momento histórico não apenas para nós, brasileiros, mas para toda a América do Sul. Os jogos do Rio, por exemplo, pretendem ser os jogos da Celebração e da Transformação e eu gostaria muito de poder fazer parte disso e dar a minha contribuição.



Sei que muita gente está torcendo para que tudo dê errado para poder, gratificantemente, dizer "Eu disse". Eu, ao contrário, pretendo fazer a minha parte e, também gratificantemente, dizer "Eu fiz parte disso". Nossa.. o texto acabou tomando um rumo um pouco diferente do que eu queria. Muitas vezes isso é inevitável. Uma coisa é certa, por pior que seja a situação ou por mais incerta que seja a vida, quero continuar sendo do grupo dos que "metem a cara" e buscam uma mudança concreta.

Saudações tricolores (para fechar com chave de ouro, rs)!!!

PS- Depois escrevo um texto mais técnico sobre o tema ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi David,
Que ótima idéia. Esses dias minha mãe estava me perguntando como andam os meus colegas, o que estão fazendo... e, como era de se esperar, cada um toma um rumo e acabamos perdendo-nos de vista. E se no início éramos todos uma mesma semente (estudantes da EAUFBA), hoje somos árvores e damos frutos, em uma diversidade tamanha...
Então, fiquei muito feliz ao receber notícias suas e desejo muito sucesso, muita vitória na sua vida.
Amei seu texto, voce escreve muito bem, a idéia de "fazer parte" e "meter a cara" é o que o mundo realmente precisa. Sua motivação é contagiante em suas palavras!
Fica aqui o meu PARABÉNSSS pela conquista!!!! E que Deus te abençoe!
Um grande abraço da sua colega Geisa Leone

Leo Rezende disse...

Ae Davidzão,
Jogou duro! Pela história que você contou no post, realmente você fez a escolha certa. Não tem coisa melhor do que a gente fazer oq gosta. Bora ADM e BBMP!

David disse...

hahaha.. valeu Leozão e Geisoka!!! Muito obrigado pelo apoio. É sempre bom ouvir comentários assim. Abração pra vocês e vamos que vamos!!!

Bora ADM e BBMP!!!!